A dança na cinematografia de Saura

por Pedro Henrique Neves


A dança tem um valor especial na obra do cineasta Carlos Saura, responsável por uma trilogia nos anos 80, época em que mantinha parceria com Antonio Gades, formada por "Bodas de Sangue", "Carmen" e "Amor Bruxo". O primeiro filme é escorado na peça de Federico Garcia Lorca, o segundo, na novela de Mérimée e na ópera de Bizet e o terceiro, criado a partir da música de Manoel de Falla. Saura continuou investindo em musicais.

Em "Flamenco", de 1995, "Tango", de 1998, e "Ibéria", de 2005, procurou libertar-se de uma estrutura narrativa, mais presente na trilogia anterior. E em sua próxima criação, elegeu o fado como tema.

O novo trabalho de Saura (já finalizado) pretende mostrar como a mistura entre África e Portugal, no Brasil, foi determinante para o ritmo. Chico Buarque, Caetano Veloso e Toni Garrido fazem participações no filme, que estreará em festivais de cinema no segundo semestre, como Veneza e San Sebastián. Rodado quase que integralmente em Madrid, "Fados" mostrará um dueto de Chico e Ruy Guerra em "Fado Tropical" e celebrará o talento de Amália Rodrigues.

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