Com a palavra, os atores


por Daniel Schenker Wajnberg


Ao longo dos anos, a CAL vem mantendo a proposta de azeitar o contato entre  alunos da escola e atores experientes e dotados de trajetória consistente no teatro. O objetivo é valorizar depoimentos de profissionais com prática da profissão para os que ainda não ingressaram no campo de trabalho. Portanto, nada mais justo que pinçar algumas das muitas declarações de atores como Fernanda Montenegro, Sergio Britto, Beatriz Segall, Laura Cardoso, Arlete Salles, Diogo Vilela, Renata Sorrah num texto evocativo, mas não necessariamente nostálgico. Marcos Caruso, responsável pela aula inaugural mais recente, também tem sua fala transcrita à parte.
 
A nova edição da CAL Digital presta uma homenagem ao escritor Ariano Suassuna – autor de obras célebres, como “O Auto da Compadecida” e “A Pedra do Reino”, que acaba de ser transportado para o teatro por Antunes Filho e por Luiz Fernando Carvalho para a televisão – através de um texto da atriz e professora Inez Viana, bastante ligada a Ariano.  A revista traz ainda entrevistas ligadas à cena contemporânea. Guilherme Weber fala sobre os 15 anos da Sutil Cia., dirigida por Felipe Hirsch, que está comemorando a data redonda com quatro espetáculos em São Paulo. Gerald Thomas acaba de apresentar no Rio dois novos trabalhos – “Rainha Mentira”, que criou a partir da morte da mãe, no segundo semestre do ano passado, e “Terra em Trânsito”, aguçado desfile de citações em monólogo interpretado por Fabiana Gugli. Além disso, Kalma Murtinho, prestigiada figurinista desde o final da década de 50 e  homenageada pelo Prêmio Shell na última edição, fala sobre a sua trajetória.

Convidado da revista, Cecil Thiré dá sugestões aos que estão ingressando na profissão.  No espaço crítico, uma resenha de “Rasga Coração”, elogiada montagem de Dudu Sandroni para o texto de Vianninha, escrita por uma aluna da escola. Nas Dicas, destaque para a safra recente de filmes brasileiros, a vinda do Théâtre du Soleil para o Festival Porto Alegre em Cena e para São Paulo, o lançamento de um novo livro sobre o teatro de Jerzy Grotowski e os filmes sobre dança dirigidos por Carlos Saura.  São muitos os nomes de peso que tomam conta da CAL Digital, sempre norteada pela preocupação em colocar o leitor em sintonia com o panorama da cena contemporânea.

[ IMPRIMIR | FECHAR ]