"Caiu O Ministério...As Doutoras"
Textos de: França Júnior | Direção: Dudu
Sandroni


Quando estávamos conversando eu, Hermes e o Gustavo sobre o que deveríamos montar com esta nova turma de formandos, o Hermes (sempre ele) sugeriu que eu desse uma sacada no França Júnior, particularmente na peça Caiu o Ministério. O título me interessou, afinal com esse nome só poderia ser uma peça sobre política e quer assunto mais em voga do que esse? De França Júnior só tinha um vago conhecimento, nunca havia lido nada, confesso.
Qual pois, não foi a minha surpresa ao me deparar com a obra desse mestre! Sim, um mestre da dramaturgia! Que peças ricas, modernas, que graciosidade no texto e nos enredos! Estou, se me permitem, “de quatro” por França Júnior. Caiu o Ministério é de uma ironia fina. E o que dizer sobre a atualidade da situação, de certas passagens que bem poderiam ter sido escritas por um dramaturgo atual. Daí, já com a turma, ou melhor o elenco reunido, partimos para ler outras peças... Todas ótimas, mas As Doutoras, novamente me deixou boquiaberto! Certamente França Júnior terá lido A Megera Domada, do seu colega inglês Shakespeare, para compor essa pequena pérola. O monólogo final de Luiza é uma “recriação”, nova e original, da fala de Catarina.
A defesa apaixonada do papel das mulheres na sociedade, dos avanços da medicina “microbiana” isso 15 anos antes de Osvaldo Cruz ter causado o maior reboliço com a campanha de vacinação da febre amarela, na famosa Revolta da Vacina a defesa da ética na política, através do humor, o estado de decadência política do Império novamente antecipando-se alguns anos à sua queda. Todas essas questões são abordadas nos dois textos que temos a honra de apresentar ao público carioca.
Agradeço a CAL mais essa oportunidade de exercer meu ofício, levando em cena textos tão bons quanto esses.
Faço votos para que os atores e as atrizes que nesse momento se formam, depois de longos três anos de escola, consigam seguir seus caminhos, enfrentando a barra do “mercado de trabalho” mínimo para tantos que se aventuram nessa nossa profissão. É um grupo de bons artistas, que certamente merecerão muitas oportunidades.

DUDU SANDRONI

TEATRO GLAUCE ROCHA - Av. Rio Branco, 179 - Centro
Tel.: 2220-0259
TEMPORADA - de 5 de abril a 4 de maio - quartas e quintas, às 19 horas

 

[ IMPRIMIR | FECHAR ]