LONGA JORNADA NOITE ADENTRO
(Long Day's Journey Into Night)

por JULIO CÉSAR DE MIRANDA


Texto: Eugene O´Neill

Direção: Sidney Lumet, EUA, 1962.

Elenco: Ralph Richardson. . . . . . . . . . . . . .James Tyrone
Jason Robards Jr . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Jamie Tyrone
Dean Stockwell. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Edmund Tyrone
Katherine Hepburn. . . . . . . . . . . . . . . . . . Mary Tyrone
Jeanne Barr. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Kathleen

"Longa Jornada Noite Adentro" mostra como deve ser a direção de uma peça de teatro adaptada para o cinema. Neste filme, Lumet usou a câmara como sendo um sexto personagem, ou melhor, o espectador que se coloca no lugar certo de onde deve participar da cena. Você, espectador, é um personagem mudo que tudo observa, mas não pode interferir.

"Também não devemos deixar de destacar a importância do fotógrafo Boris Kaufman para que 'Longa Jornada Noite Adentro' atinja toda sua plenitude. Partindo das primeiras seqüências pela manhã, nos jardins da residência dos Tyrone, e caminhando gradativamente para o interior da casa à medida que o dia transcorre e noite e madrugada chegam, Kaufman vai manipulando com maestria a luz dos poucos ambientes, que, assim como nos conflitos e relações entre a família, vai se tornando mais escura e sombria à medida que se desenvolve a ação dramática."*

A peça é uma autobiografia do O´Neill, que a escreveu em 1941, mas só foi estreada em 1956, em Estocolmo, 3 anos após a sua morte como ele queria. Eugene O´Neill é o personagem Edmund Tyrone, um poeta tuberculoso, filho de um ator medíocre sovina, que se preocupava somente com o lucro que poderia ter em uma temporada; sua mãe é uma senhora viciada em morfina e seu irmão mais velho, Jamie, está sempre amargurado.

"Sidney Lumet, como não podia deixar de ser no caso de um texto tão genial como o de 'Longa Jornada Noite Adentro', conduz seu elenco para atuações, no mínimo, impecáveis. A começar por Ralph Richardson, como o sovina e egoísta chefe de família, que atua com gestos e entonações vocais que refletem as características profissionais de sua personagem: um veterano ator canastrão. Como os filhos, Jason Robards Jr. compõe o alcoólatra James Jr. alternando toda uma fúria patente e uma doçura reprimida, enquanto Dean Stockwell ressalta cada tom da fragilidade de Edmund, um jovem sensível que se descobre tuberculoso. Mas não há como negar que o centro das atenções é mesmo Katherine Hepburn, num trabalho insuperável como a mãe Mary, que não consegue se livrar do vício em morfina.

Hepburn, mais que uma grande atriz, uma estrela de cinema na mais completa essência do conceito, sempre foi uma intérprete carregada de marcantes maneirismos, que, por vezes, podiam se mostrar inadequados a um contexto. Em 'Longa Jornada Noite Adentro', sob a condução eficiente de Lumet, ela consegue adaptar todos esses maneirismos em favor de sua personagem e do conjunto numa atuação que pode ser indiscutivelmente listada entre as melhores da história do cinema".*

Gostaria de ressaltar, além da soberba interpretação de Katherine Hepburn, a seqüência da longa conversa na sala entre o pai James e Edmund, onde todos os conflitos das suas vidas são colocados.

* texto de Gilberto Silva Jr. (revista contracampo).

[ IMPRIMIR | FECHAR ]